quarta-feira, 4 de junho de 2014

Criança: a alma do negócio


Escola do Futuro

A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo é um laboratório interdisciplinar que estuda os efeitos do uso de tecnologias de informação na aprendizagem. Realiza um trabalho prático, que vai além da teoria. Um interessante laboratório criado por ela é a Biblioteca Virtual do Estudante, que disponibiliza um vasto acervo bibliográfico digitalizado. Para maiores informações, acesse o link.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_do_Futuro_da_Universidade_de_S%C3%A3o_Paulo

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Pesquisa na internet


Pesquisa na internet

Com a internet a escola está tendo que modificar a forma de ensinar. Muitas formas de ensinar, hoje não se justificam mais. A internet, atualmente, é uma das ferramentas mais ricas em informação. Basta ensinar o aluno a usá-la da melhor forma possível dentro do que se procura em termos de aprendizado, mostrando-lhe que ela oferece muito mais do que apenas diversão e entretenimento.

Uma das vantagens que a internet oferece é a pesquisa, o rápido acesso à informação. Informações sobre “qualquer” assunto, em todas as disciplinas e áreas do conhecimento.

Como professores, não podemos deixar de incentivar os nossos alunos a pesquisarem na internet, porém, antes de tudo, mostrar-lhes os riscos de uso, a forma adequada de pesquisa, cuja leitura é fundamental, para só então sintetizar as informações coletas em um documento. O “copiar”e o “colar” de informações não podem ser aceitos como pesquisa. Os jovens deixam de ler as informações e apenas transferem o texto para um documento, que é entregue ao professor, muitas vezes sem nem mesmo colocar a fonte.

A seguir, 10 dicas aos alunos ao fazer uma pesquisa na internet:

  • Saiba o que deseja buscar. Quanto mais detalhes melhor;
  • Não confie em tudo que lê;
  • Os primeiros resultados não são necessariamente os melhores, é preciso atenção;
  • Fique atento à procedência das páginas na internet, verifique a confiabilidade. Se precisar, peça ajuda ao professor antes de utilizar o material;
  • Sempre procure links relacionados a centro tecnológicos, universidades;
  • Sites com terminação .org, .edu são geralmente referências confiáveis para pesquisas;
  • Pesquise em bibliotecas e enciclopédias virtuais;
  • Não esqueça de anotar as referências bibliográficas;
  • Sites de jornais também podem ser boas fontes para o início da pesquisa. Por meio deles, o aluno consegue encontrar mais referências sobre determinado assunto;
  • O Google acadêmico é uma fonte bem confiável, apesar do grau de dificuldade ser maior para sua utilização. Para um trabalho de maior folego ele é bem interessante.

Para saber mais informações a respeito da segurança no uso da internet em pesquisas, sugiro o site http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/06/17/veja-como-tornar-sua-pesquisa-na-internet-mais-eficaz.htm

Meu blog

Olá! Estou inaugurando o meu blog.

Números romanos

Assista e aprenda...