quarta-feira, 20 de maio de 2015

Hipertexto e Educação

Navegação em busca de hipertexto


      Pesquisando sobre o assunto, descreve-se o termo “hipertexto” como “o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.”
              wikipedia.org/wiki/Hipertexto
      Ainda,  “hipertexto é uma obra com várias entradas, onde o leitor/navegador escolhe seu percurso pelos links.” Lemos (2002)
   
      Ao navegar na internet, através de links, em busca do que é hipertexto, percebi que quando mais eu navegava em um site era preciso não desviar a minha atenção que era aprender sobre o hipertexto. Além disso, os links funcionam como passagem que abrem caminhos para outras informações.
      Enfim, o hipertexto amplia nossa leitura, sendo prático, rápido e eficiente, além de ser uma estrutura complexa na qual existem vários caminhos que podem ser acessados sem o usuário se preocupar com a sequência.
  
Hipertexto e educação


     O trabalho com hipertexto pode estimular o aluno à pesquisa. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de um hipertexto  participam de um processo de busca e construção do conhecimento, que é a forma de aprendizagem mais eficaz e duradoura, tornando o aluno autor do próprio conhecimento.

3 comentários:

  1. Concordo com você Dani, quando o aluno tenta localizar uma informação ele percorre trajetos de seu interesse, dando significados a sua busca, e a partir destes novos conhecimentos, vai acrescentando comentários pessoais às informações, tornando-se como você mencionou autor do seu próprio conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. É importante ressaltar que o hipertexto também estimula a co-autoria. Novos conhecimentos podem ser agregados, permitindo a socialização, participação do processo de construção de saberes.
    Termina também a linearidade como é nos livros impressos

    ResponderExcluir
  3. É importante ressaltar que o hipertexto também estimula a co-autoria. Novos conhecimentos podem ser agregados, permitindo a socialização, participação do processo de construção de saberes.
    Termina também a linearidade como é nos livros impressos

    ResponderExcluir

Números romanos

Assista e aprenda...